• Viaje com Pouco

Tudo que você precisa saber sobre a Travessia do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros!

Atualizado: 1 de Ago de 2019

Olá viajantes!!


Quem quer conhecer a Chapada dos Veadeiros com certeza já ouviu falar do Parque Nacional. O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros é uma reserva natural administrada pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio) e está localizada na cidade de São Jorge, berço de diversas atrações lindas na chapada.


Tudo o que você precisa saber para conhecer a chapada, quanto custa e muitas dicas você encontra no nosso Guia gratuito da Chapada dos Veadeiros.


Se você quer montar um roteiro bem legal, te indico esse Guia completo de atrações, que com certeza irá te ajudar muito a escolher o que visitar!



Para visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é cobrada uma taxa, que custa 17 reais (para não moradores da Chapada) e inclui todos os percursos, exceto as 7 quedas que custa 19 reais o pernoite!





Existem 5 opções de percurso para conhecer no Parque Nacional:



1- Seriema


Trilha curta e seca para observação da vegetação




2- Cânions e Carioquinhas


Trilha de 9km de nível médio com diversas cachoeiras e observação da natureza a partir do alto dos Cânions.




3- Saltos e Corredeiras


Trilha de 11km e um pouco mais dificil por contar com um desnível acentuado no acesso aos Saltos! A trilha inclui um mirante do Salto de 120m e banho no poço do Salto de 80m, além de passar pelas lindas corredeiras do Parque!




4- Carrossel


Trilha de aproximadamente 9km, nível médio, recém inaugurada!

O complexo possui 2 cachoeiras menores e um poço. O diferencial aqui é o local para banho: achei as águas menos geladas e a queda da primeira cachoeira é uma delícia! Como é pequena, é possivel sentar no meio dela e receber uma massagem nas costas




#DICA: Juntar a trilha dos Saltos com o Carrossel, a trilha se torna um pouco longa e de nível um pouco mais dificil, mas o desvio para aproveitar os dois locais não é tão longo e Carrossel+Salto de 80m são meu combo preferido!


VOCÊ SABIA? O Parque Nacional tem um programa de acessibilidade para possibilitar que pessoas com mobilidade física reduzida possam conhecer algumas das atrações!

Basta a cessar o site do Parque ou solicitar na Portaria e fazer a reserva!





5- Travessia das 7 Quedas!


A trilha possui 23km de extensão e é de nivel difícil! Recomendo o pernoite que custa 19 reais por pessoa!




São 17 km de caminhada até o camping e depois mais 6km até o final da trilha, sendo quase 3km de subida. A trilha é longa, linda e cansativa, de nível difícil!

Até o km 17, onde está o camping, não há outro local para pernoitar e é proibido acampar em outro local, já que é uma unidade de conservação ambiental, o que inclui conservar vegetação e ANIMAIS do cerrado!!

Para poder realizar a travessia é preciso fazer a reserva no site (e pagar a taxa) porque o camping só tem capacidade para 30 pessoas por noite!


A entrada no Parque só é permitida até 12h, mas o ideal é começar até as 10h para não pegar tanto sol no percurso - que é todo aberto - e poder curtir tudo que tem na trilha!




O camping não tem estrutura nenhuma, então recomendo que se equipem com fogareiro, panelinha, talher, barraca, saco de dormir, isolante térmico, roupa quentinha, toalha, clorin (para colocar na água e torná-la potável, para beber durante a trilha) e lanterna!

Lembre-se que você precisará carregar o que levar! Menos é mais! . A trilha inicia sendo guiada pelas setas Vermelhas até o primeiro ponto de parada, depois de 7km de caminhada, que é a Cachoeira dos Cânions 1! Recomendo a parada para abastecer a garrafinha e se refrescar.

Depois serão 12km de caminhada até o Camping, guiados pelas setas laranjas!





Recomendo que caminhem mais 3km depois da parada e, após cruzar o rio, tomem um banho, lanchem e descansem! Abasteçam as garrafinhas e esperem o sol baixar, os próximos 9km são secos e de trilha aberta!

A trilha é reta, de nível fácil quase todo tempo, mas extensa! Certifique-se de que a mochila não está muito pesada e que suas botas/tenis são confortáveis! Abuse de protetor solar e se hidrate, o sol quente e o tempo seco do cerrado castigam! O camping a está às margens do Rio Preto, o mesmo que banha todo o Parque. Logo à frente estão as Sete Quedas.





Apesar do tamanho não impressionar, os vários poços são deliciosos! No final acabei me impressionando sim, e AMEI! .

Após esse ponto são 6km até o final da trilha, 3km de subida e 3km de trilha aberta. Recomendo bastante o pernoite porque subir os 3km finais após 17km de trilha pode ser muito cansativo.


Cachoeira das sete quedas

Os 6km finais da trilha são secos, não saia da Cachoeira sem água!

Não acho imprescindível contratar um Guia, pois a trilha é bem sinalizada.

#IMPORTANTE! A trilha acaba na estrada entre Alto Paraiso e São Jorge, logo após o Jardim de Maytrea no sentido Alto Paraíso - São Jorge, então combine com alguém para te buscar ou peça carona na estrada, o que é bem comum na Chapada!

E aproveite a vista da estrada - uma das mais lindas que já vi! Meu lugar preferido pra pedalar e dirigir <3


Que tal uma experiência de intercâmbio de trabalho? Você pode ajudar, conhecer a fundo uma nova cultura e viajar gastando bem pouco!


Temos US$ 10 doláres de desconto para você aproveitar no Worldpackers! É só usar o cupom VIAJECOMPOUCO#WP


RESERVE AQUI A SUA VIAGEM!


(Você sabia que reservando pelos nossos links aqui do blog, você não paga nada a mais pela reserva e nós ganhamos uma pequena comissão? Isso ajuda muito a manter o blog e trazer mais conteúdo legal e gratuito! <3)


🏨 Hospedagem: Booking, AirBnb

🚘 Aluguel de Carros: Rent Cars

📮 Seguro Viagem: Real Seguros; Seguros Promo

✈️Passagens Aéreas: Passagens Promo


© 2017 Viaje com Pouco. Todos os direitos reservados.