• Viaje com Pouco

Sarajevo: descubra a capital da Bósnia Herzegovina!

Atualizado: 6 de Jun de 2019


Olá viajantes!! 

Hoje vou compartilhar com vocês uma das minhas maiores surpresas: Sarajevo! 

Já vou pedindo sinceras desculpas pelas fotos - ou falta delas - mas fiquei tão hipnotizada com a cidade, cultura, história e energia que mal consegui tirar fotos. Outro detalhe é que essa viagem (já) faz 4 anos e que eu só estava com meu celular: um iphone 5. Mas espero que vocês tenham paciência e curiosidade pra ler esse post e visitar Sarajevo! 

Nada planejado, só tinha 4 dias a mais de viagem em um mochilão pela Europa e não sabia pra onde ir. Foi assim que o preço decidiu por mim: promoção de passagem pela Ryanair para Sarajevo.

Sabia que era cidade onde a Primeira Guerra Mundial tinha oficialmente iniciado, com o assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando. Sempre fui apaixonada por histórias de guerra e já estava ansiosa pra chegar. 


- Acima uma foto na ponte onde foi assassinado o Arquiduque e sua esposa Sophie. 

- Isso era o que eu esperava ver e sem absolutamente nenhuma outra expectativa, embarquei! 

Antes de contar sobre a cidade, uma dica: na Europa existem diversas companhias de baixo custo, são aeronaves simples, sem direito a muita bagagem, mas com preços incríveis! Uma ótima oportunidade para conhecer esse continente tão rico de histórias e paisagens lindíssimas! A Ryanair é só um exemplo dessas companhias, assim como a Easyjet e a Germanwings. Só buscar no google: "low cost flights europe" e arrumar a mochila! Outra ótima e barata opção é pegar ônibus!



Bom, fui em dezembro de 2014. Era inverno, fazia bastante frio, a cidade estava nublada, os dias cinzentos e o rio tinha águas alaranjadas, cor de barro. 

Bem como nessa foto de cima da cidade que encontrei nesse link.

A minha surpresa, no entanto, começou na principal rua da cidade, um Boulevard imenso com aspecto francês. Uau! Muito diferente do que eu minimamente esperava. A cidade é cercada por montanhas e achei linda!

Mas não pára por aí: continuei andando e a paisagem foi mudando. Os prédios tinham marcas parecidas com tiros nas paredes e partes destruídas. 

Cheguei à casa que tinha alugado pelo Booking.com e a vizinhança toda tinha marcas de tiros na parede!  (como na foto abaixo)  

Confesso que comecei a ficar assustada e me perguntando o que tinha acontecido, o que fui fazer ali. Será que perdi alguma coisa nos noticiários? 


(Também tive que recorrer à internet para pegar essa foto dos prédios, peguei nesse link).

Momento reflexão: imaginem chegar em uma capital e os prédios estarem assim? Não consegui nem pensar em tirar fotos!

Foi então que conversando com o proprietário da casa alugada, descobri: 

1) A Bosnia Herzegovina foi parte da Iugoslávia e sofreu bastante na guerra que pôs fim ao país e criou a Eslovênia, Croácia, Bósnia, Kosovo, Montenegro, Macedônia e Sérvia!

2) A guerra de desintegração criou tensões principalmente entre Sérvia e a Bosnia. Parte da Bosnia foi tomada pelo Exército Sérvio e Sarajevo, por ser o local de resistência Bosnia, foi cercada por franco-atiradores Sérvios (um dos pontos-alvo era o Boulevard por onde passei e que era atingido a partir das lindas montanhas que cercam a cidade!!!). Isso ficou conhecido como o "Cerco de Sarajevo"! 


LEGENDA: a parte azul escura é a delimitação das partes Bosnias. As vermelhas são Sérvias. A parte azul clara é a ONU que atuou no conflito. 

3) Apesar de toda a pressão Sérvia, a Bósnia não se entregou e por isso a cidade foi quase toda destruída, além de ter ficado sem energia elétrica, comida ou comunicação, em uma situação que foi se agravando ao longo de 3 anos!

4) Isso aconteceu há somente 24 anos! Pude conhecer meninas da minha idade que viveram essa época, escondidas nos apartamentos, queimando o piso para se aquecer no inverno e sem energia elétrica! 

 - O que achei mais incrível? Eu não tinha ideia dos detalhes desse conflito, nem noção de que fazia tão pouco tempo! Uma grande surpresa!

5) Para conseguir abastecer a cidade minimamente, os Bosnios construíram um túnel chamado "Túnel da Vida" para passarem escondidos de Sarajevo até a parte Bósnia seguinte, após e por baixo da barreira Sérvia e o espaço ocupado ocupado pela ONU. 

- Por esse túnel passavam pessoas e animais. Era a única ligação entre as partes Bosnias dentro e fora do Cerco!

- A Bosnia não tinha um exército grande e estruturado. 

- O túnel foi construído sob uma casa comum cedida por uma família, para não levantar suspeitas dos atiradores Sérvios que ficavam nas montanhas e a construção teve ajuda da vizinhança. 

 - Essa escada  era a entrada de acesso ao apertado túnel,  sua construção foi feita com pás e durou cerca de 6 meses!

- Possuía a extensão de cerca de 1km e sua largura não passa muito de 1 metro. 

- Hoje existe um museu no lugar e eu amei! Mostram os aparelhos usados para a sobrevivência dentro de Sarajevo Cercada, equipamentos utilizados na guerra, um filme sobre a história e o acesso ao túnel por alguns poucos metros. 

- Abaixo a fachada do museu (antiga casa) e uma ideia de como ficou a cidade depois da guerra!


6) Apesar de tudo, hoje os Bósnios e os Sérvios se dão bem. Perguntei isso milhares de vezes e todos respondiam que o que tinha acontecido ficou no passado, que são vizinhos e não podem - nem devem- guardar rancor! Nem preciso dizer o quanto achei isso incrível, né?

7) Até hoje a cidade não está toda reconstruída, mesmo após mais de 20 anos da guerra!

8) Além de ter sido tomada pelos Turcos Otomanos, depois ser incorporada à Iugoslávia, ter sido invadida pela tropa nazista na segunda guerra e sofrer a desintegração da Iugoslávia,  Sarajevo guarda uma energia muito especial. 

- Um exemplo de resiliência e superação! 

Se ainda não entenderam o porque do meu encantamento com a cidade, continuo tentando convencê-los: 

- Após tantas transformações, fusões e desintegrações, o povo Bósnio, bem como sua capital são Cosmopolitas. O que isso quer dizer? Há uma mistura de culturas, temperos e religiões que envolve qualquer um! 

- Caminhar no centro antigo é encantador, além de ser uma parte reconstruída - o que já difere do resto da cidade -  tem uma forte influência muçulmana (o país é majoritariamente muçulmano e católico);

-Quem conhece a Turquia, sabe exatamente do que estou falando. Decoração com vitrais e os típicos souvenirs de lá também são facilmente encontrados no centro (herança do império Turco Otomano);

- O cheirinho de café de dos temperos fica por toda a parte! As construções são em pedra e há mesquitas, sinagogas e igrejas a poucos metros de distância umas das outras! 

 - É uma cidade barata para se hospedar e para comer! A maioria dos passeios pode ser feito a pé e não vai faltar museu e história para ser descoberta ou revisitada! 

- Além disso, para os que preferem taxis, eles não são caros também! Uma ótima alternativa para o deslocamento! 

- Há linhas de ônibus que saem do aeroporto direto para o centro durante todo o dia até as 21 horas (conferir horários!!) 

- O "centro" é o bairro de Bascarsija. Ótimo lugar para se hospedar pela proximidade a quase todos os pontos turísticos da cidade, bem como pela facilidade de acesso por transporte público! 

- Não paguei para agências turísticas nem guias porque conhecia duas irmãs Bósnias que me contaram todos os detalhes que quis saber ( e não foram poucos!), além de me levarem aos locais ou indicarem os must see, mas recomendo a contratação para quem quiser fazer o mesmo que eu. 

-> Mesquitas, Igrejas e Sinagogas no centro 

-> o Bazar também localizado no centro

-> restaurantes locais, mesmo no centro, não são careiros

-> o túnel da vida, ou da esperança é um must see 

-> museu da guerra da Iugoslávia

-> a biblioteca, próxima ao centro

-> ponte onde o arquiduque foi assasinado e o museu logo na frente (ponte Latina)

-> Fortaleza Amarela, no alto da montanha, de onde se tem uma vista superior da cidade! 

-> Para os que gostam, parques e zoológico

-> Eternal Flame

Eternal Flame

Mais um monumento simbólico em homenagem às vítimas e aos corajosos que lutaram para proteger Sarajevo, a Eternal Flame é uma chama que nunca se apaga. Na parede está inscrito o agradecimento aqueles que lutaram (todas as nacionalidades que compunham a então Iugoslávia) para libertar a cidade em 6 de abril de 1945 da ocupação Nazi-alemã. 

Em inglês: With Courage and the Jointly Spilled Blood of the Fighters of the Bosnian-Herzegovinian,

Croatian, Montenegrin, and Serbian Brigades

of the Glorious Yugoslav National Army; with the Joint Efforts and Sacrifices of Sarajevan Patriots Serbs, Muslims and Croats on the 6th of April 1945 Sarajevo, the Capital City of the People's Republic

of Bosnia and Herzegovina was liberated.

Eternal Glory and Gratitude to the Fallen Heroes of the liberation of Sarajevo and our Homeland,

On the First Anniversary of its Liberation--

a Grateful Sarajevo

RESERVE AQUI A SUA VIAGEM!

(Você sabia que reservando pelos nossos links aqui do blog, você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão? Isso ajuda muito a manter o blog e trazer mais conteúdo legal e gratuito! <3)


🏨 Hospedagem

🚘 Carro com até 60% de desconto

📮 Seguro Viagem

✈️Passagens aéreas

📲 Chip Internacional

Eaí, consegui convencer?  Vamos viajar?

Qualquer dúvida ou mais informações, não deixem de nos procurar nos comentários, instagram ou e-mail, será um prazer ajudá-los a conhecer e se encantar com essa cidade me marcou tão positivamente! 

Beijos,

Viaje com Pouco!

#comoeconomizar #sarajevo #bosniaherzegovina #europa #lesteeuropeu #ondeviajar #primeiraguerramundial #segundaguerramundial #iugoslavia #eternalflame #franciscoferdinando

© 2017 Viaje com Pouco. Todos os direitos reservados.