
Viaje com Pouco
Mambaí, Goiás: O que saber antes de ir
Atualizado: 16 de jul. de 2019
Olá viajante!
Mambaí é uma pérola do Estado de Goiás, faz parte de uma Área de Preservação Ambiental nas nascentes do Rio Vermelho, e recentemente ganhou destaque no turismo: lindas trilhas, cavernas, cânions e cachoeiras.

Mambaí fica no Estado de Goiás, vizinha à cidade de Damianópolis e divisa com o Estado da Bahia.
A cidade fica a 300km de distância de Brasília, passando pela BR-020 rumo a Alvorada do Norte. A estrada até a cidade é bem sinalizada e encontra-se em bom estado de conservação.
A partir de Goiânia são 500km e o caminho é pela BR-060 até Brasília, e de Brasília pela BR-020.

Para conhecer os atrativos, é necessário um carro, pois são todos distantes do centro da cidade.
Para quem vem de outros Estados, a melhor maneira de chegar até Mambaí é pegar um voo até Brasíia, e em Brasília alugar um carro para ir até Mambaí.
Mambaí é uma pequena cidade com cerca de 8.000 habitantes. A cidade está se preparando para o turismo -que ainda é recente-, então não espere um lugar com restaurantes sofisticados ou muitas opções de atividades noturnas.
A cidade é simples, com poucas opções de hotéis, restaurantes e bares, mas com um povo muito receptivo e acolhedor.
Pude presenciar diversas situações de bondade que possivelmente não se repetiriam em grandes destinos turísticos. Por exemplo, enquanto estávamos tomando um caldo a noite, derramamos uma jarra de suco quase que inteira e nos deram outra jarra sem custo nenhum, nos ajudaram a limpar a bagunça que fizemos, e isso tudo com um sorriso no rosto!
Essa foi uma das partes que mais me encantaram em Mambaí: pessoas cativantes, com um sorriso no rosto e sempre solícitas, prontas para ajudar.
Acho muito importante a hospedagem ser muito bem selecionada, pois não existem grandes hotéis na cidade.
Para uma estadia tranquila, confortável e barata, recomendo os Chalés Mambaí Inn.
Tive uma experiência muito boa por lá e fiz um review da experiência com a hospedagem bem completinho: Chalés Mambaí Inn: A melhor opção de hospedagem em Mambaí, Goiás.
Mambaí está dentro de uma Área de Preservação Ambiental e para conhecer os atrativos é obrigatório o acompanhamento de um guia local.
Confira: O que visitar em Mambaí, Goiás: Guia de atrações imperdíveis.
Tive uma experiência muito boa com a Agência Mambaí Adventure, que planejou todo o meu roteiro, otimizando todo o tempo e colocando as melhores atrações da região.
A melhor época para conhecer Mambaí é no período de seca do Cerrado, ou seja, entre maio e setembro.
Mas também é possível conhecer em outras épocas, só que corre o risco de haver chuva, principalmente entre novembro e fevereiro.
Quase todas as trilhas são em mata fechada e percorrendo por dentro do rio, portanto algumas dicas do que levar:
- Sapatos confortáveis para caminhar, e se tiver algum impermeável ou que tenha facilidade de tirar a água de dentro, melhor ainda;
- Protetor Solar;
- Bonés, chapéus;
- Repelente;
- Lanches para trilhas: frutas; pães; barras de cereal, etc.
- Lanterna para as cavernas;

A cidade é bem pequena e peca um pouco nesse sentido, pois não existem muitas opções de restaurantes. As opções para comer tanto no almoço quanto a noite são poucas e na maioria das vezes são lanches.
Os restaurantes são simples, mas conseguimos comer bem e gastando bem pouco.
Conseguimos almoçar bem (com algumas opções) no buffet a kilo do restaurante Zebras (fica no posto de gasolina da cidade, ao lado da agência Mambaí Adventure).
Para o almoço existem fazendas na região que oferecem comida típica sob encomenda!
E para o jantar, existem algumas opções de lanchonetes com sanduíches e pizzas; comemos um crepe muito bom no Açaí Na Hora, e um caldinho muito saboroso no Açaí Central.
RESERVE AQUI A SUA VIAGEM!
(Você sabia que reservando pelos nossos links aqui do blog, você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão? Isso ajuda muito a manter o blog e trazer mais conteúdo legal e gratuito! <3)
🚘 Carro com até 60% de desconto
Tem mais dúvidas sobre Mambaí? Confere o guia do Blog Leve na Viagem!
Beijos e até a próxima!
Viaje com Pouco!