• Viaje com Pouco

Mambaí, Goiás: O que saber antes de ir

Atualizado: 16 de Jul de 2019


Olá viajante!

Mambaí é uma pérola do Estado de Goiás, faz parte de uma Área de Preservação Ambiental nas nascentes do Rio Vermelho, e recentemente ganhou destaque no turismo: lindas trilhas, cavernas, cânions e cachoeiras.



Mambaí fica no Estado de Goiás, vizinha à cidade de Damianópolis e divisa com o Estado da Bahia.

A cidade fica a 300km de distância de Brasília, passando pela BR-020 rumo a Alvorada do Norte. A estrada até a cidade é bem sinalizada e encontra-se em bom estado de conservação.

A partir de Goiânia são 500km e o caminho é pela BR-060 até Brasília, e de Brasília pela BR-020.


Para conhecer os atrativos, é necessário um carro, pois são todos distantes do centro da cidade.

Para quem vem de outros Estados, a melhor maneira de chegar até Mambaí é pegar um voo até Brasíia, e em Brasília alugar um carro para ir até Mambaí.

Mambaí é uma pequena cidade com cerca de 8.000 habitantes. A cidade está se preparando para o turismo -que ainda é recente-, então não espere um lugar com restaurantes sofisticados ou muitas opções de atividades noturnas.

A cidade é simples, com poucas opções de hotéis, restaurantes e bares, mas com um povo muito receptivo e acolhedor.

Pude presenciar diversas situações de bondade que possivelmente não se repetiriam em grandes destinos turísticos. Por exemplo, enquanto estávamos tomando um caldo a noite, derramamos uma jarra de suco quase que inteira e nos deram outra jarra sem custo nenhum, nos ajudaram a limpar a bagunça que fizemos, e isso tudo com um sorriso no rosto!

Essa foi uma das partes que mais me encantaram em Mambaí: pessoas cativantes, com um sorriso no rosto e sempre solícitas, prontas para ajudar.

Acho muito importante a hospedagem ser muito bem selecionada, pois não existem grandes hotéis na cidade.


Para uma estadia tranquila, confortável e barata, recomendo os Chalés Mambaí Inn.

Tive uma experiência muito boa por lá e fiz um review da experiência com a hospedagem bem completinho: Chalés Mambaí Inn: A melhor opção de hospedagem em Mambaí, Goiás.


Mambaí está dentro de uma Área de Preservação Ambiental e para conhecer os atrativos é obrigatório o acompanhamento de um guia local.

Confira: O que visitar em Mambaí, Goiás: Guia de atrações imperdíveis.

Tive uma experiência muito boa com a Agência Mambaí Adventure, que planejou todo o meu roteiro, otimizando todo o tempo e colocando as melhores atrações da região.

A melhor época para conhecer Mambaí é no período de seca do Cerrado, ou seja, entre maio e setembro.

Mas também é possível conhecer em outras épocas, só que corre o risco de haver chuva, principalmente entre novembro e fevereiro.

Quase todas as trilhas são em mata fechada e percorrendo por dentro do rio, portanto algumas dicas do que levar:

- Sapatos confortáveis para caminhar, e se tiver algum impermeável ou que tenha facilidade de tirar a água de dentro, melhor ainda;

- Protetor Solar;

- Bonés, chapéus;

- Repelente;

- Lanches para trilhas: frutas; pães; barras de cereal, etc.

- Lanterna para as cavernas;


A cidade é bem pequena e peca um pouco nesse sentido, pois não existem muitas opções de restaurantes. As opções para comer tanto no almoço quanto a noite são poucas e na maioria das vezes são lanches.

Os restaurantes são simples, mas conseguimos comer bem e gastando bem pouco.

Conseguimos almoçar bem (com algumas opções) no buffet a kilo do restaurante Zebras (fica no posto de gasolina da cidade, ao lado da agência Mambaí Adventure).

Para o almoço existem fazendas na região que oferecem comida típica sob encomenda!

E para o jantar, existem algumas opções de lanchonetes com sanduíches e pizzas; comemos um crepe muito bom no Açaí Na Hora, e um caldinho muito saboroso no Açaí Central.


RESERVE AQUI A SUA VIAGEM!

(Você sabia que reservando pelos nossos links aqui do blog, você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão? Isso ajuda muito a manter o blog e trazer mais conteúdo legal e gratuito! <3)


🏨 Hospedagem

🚘 Carro com até 60% de desconto

📮 Seguro Viagem

✈️Passagens aéreas

📲 Chip Internacional

Tem mais dúvidas sobre Mambaí? Confere o guia do Blog Leve na Viagem!

Beijos e até a próxima!

Viaje com Pouco!

#viajecompouco #mambai

0 visualização

© 2017 Viaje com Pouco. Todos os direitos reservados.