• Viaje com Pouco

Chapada dos Veadeiros - Guia, custos e dicas

Atualizado: 18 de Ago de 2019


Olá viajantes!!


Um dos nossos lugares favoritos no Brasil é a Chapada dos Veadeiros, um lugar repleto de natureza com paisagens de tirar o fôlego!

Além de ser um lugar maravilhoso e barato de viajar, fica aqui pertinho de Brasília, então sempre que temos um tempinho, damos uma escapada pra lá!


Como já tive muitas experiências (todas incríveis), esse post vai ser para passar toda a experiência pra você ir hiper preparado pra lá!!


Como escolher em que cidade se hospedar



Para escolher a sua hospedagem, é necessário ter em mente que a Chapada dos Veadeiros é bem grande e que o ideal é você escolher algo perto do que você quer visitar! A Chapada compreende as cidades de São João da Aliança, Alto Paraíso de Goiás, São Jorge, Cavalcante e Colinas do Sul.

São João da Aliança é a primeira cidade que você verá dentro da Chapada dos Veadeiros. Recentemente abriram para o público diversas cachoeiras por lá. A cidade tem algumas opções de hotéis e restaurantes.

Alto Paraíso fica a 240km de Brasília, e é a "cidade principal", onde se concentra a maior parte de pousadas/hostels e campings, muitas cachoeiras são ali por perto e tem opções para todos os gostos.

Cavalcante fica a 80km de Alto Paraíso de Goiás e é uma boa opção para quem quer conhecer as cachoeiras do povoado Kalunga, como a Santa Bárbara, Capivara, Candaru, Rio do Prata, etc. Tem menos opções de pousadas, mas também conta com bons restaurantes.

São Jorge fica a 30km de Alto Paraíso e é uma cidade bem "roots", por lá as pessoas são super alto astral, e a estrada de acesso é excelente (tem até ciclovia).

São Jorge é a porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, e tem várias opções de campings, algumas pousadas, restaurantes fantásticos e lanchonetes.

Colinas do Sul fica a 57km de São Jorge, e recentemente a estrada para a região foi asfaltada. Muitas cachoeiras lindas ficam entre São Jorge e Colinas do Sul, mas ainda não tivemos a oportunidade de conhecer a cidade.

A localização da sua hospedagem é fundamental para a escolha dos atrativos, principalmente pra quem vai com pouco tempo, então escolha bem entre essas três cidades.

Escolha ficar entre São João da Aliança, Alto Paraíso de Goiás, São Jorge e Cavalcante de acordo com os lugares que você quer conhecer.


  • Em Alto Paraíso:

Nós indicamos o Reges Hostel para uma ótima estadia em Alto Paraíso de Goiás.

A ótima localização e infraestrutura são pontos chave para economizar, ter conforto e estar perto de tudo! Veja o review que fizemos do Reges Hostel.


  • Em São Jorge:

Recomendamos muito acampar! Por lá tem diversos campings dos mais variados preços, além de pousadas super lindas!


Para acampar, indicamos o Camping Taiuá Ambiental.

E se você não tem barracas, nem se preocupe! O Taiuá aluga barracas equipadas! Você não precisa levar nada!! <3

O camping tem uma excelente infraestrutura, numa localização privilegiada de São Jorge. Confira o review que fizemos do Camping Taiuá.


Para quem quer ficar em uma pousada, recomendamos muito a Pousada Caminho das Cachoeiras, que é perfeita pra descansar, e muito linda! Tivemos uma ótima experiência por lá.



  • Em Cavalcante:

Recomendamos o hostel e camping Trilheiras na Estrada.

Além desse, também é possível acampar dentro da comunidade Kalunga e em algumas cachoeiras, como a Cachoeira Rei do Prata.



A Chapada dos Veadeiros é um destino de ecoturismo, lugar de natureza e paz. Portanto, desacelere! Lá existem lindas cachoeiras, canyons, águas termais e mirantes lindos e que são destaque na beleza do nosso Brasil. E tem muita coisa pra fazer!!


Por isso, se você vem de longe, separe um tempinho bom pra conhecer pelo menos o principal (uma semana dá pra conhecer bem!). Mas se você não tem tanto tempo assim, também é super válido passar apenas o fim de semana.


Pra quem não é da região, o jeito mais fácil é pegar um voo para Brasília e alugar um carro. São cerca de 2:30 (duas horas e meia) de carro até Alto Paraíso e a estrada pra lá é muito boa.


Carro na Chapada dos Veadeiros: É necessário? Que tipo de carro?


Sim, é de extrema importância você ir de carro próprio para a Chapada, pois os atrativos são todos longes uns dos outros e você vai precisar de transporte.

A melhor alternativa para quem vai de longe, é pegar um voo até a Brasília e alugar um carro.

Para escolher passagens aéreas, recomendamos o Passagens Promo, que sempre indica os melhores preços entre cias aéreas.

E para aluguel de carro, recomendamos o RentCars.


Se você não quiser ir de carro, métodos alternativos seriam comprar pacotes fechados com guias que oferecem serviço de transporte ou tentar uma carona pela estrada.

Não é extremamente necessário um carro 4x4 pra ir para a Chapada dos Veadeiros, mas existem alguns lugares que são bem inacessíveis por carro comum. Alguns até nem chegam!


As estradas pavimentadas são ótimas, mas as estradas de terra são um pouco ruins (como já é de se imaginar). Já fui com 4x4 e com carro normal, e a experiência do 4x4 é sempre melhor.


Onde comer na Chapada dos Veadeiros

Todas as cidades tem ótimas opções de restaurantes, bares e lanchonetes, então não se preocupe!

Além disso, a maioria dos hostels e campings são equipados com utensílios de cozinha, tem mercados em todas as cidades, então dá pra cozinhar, dá pra sair pra comer, etc!


Alto Paraíso é a cidade que concentra o maior número de restaurantes, mas as outras também tem boas opções.

Em Alto Paraíso te um hambúrguer muito bom que sempre comemos: Quiri Quiri.


São Jorge é cheia de restaurantes, açaís, tapiocas, etc! São inúmeras opções para todos os gostos e bolsos!

Recomendamos a tapioca que fica no caminho para o camping do Pedu e a Pizzaria do centrinho.


O que visitar na Chapada dos Veadeiros

Você com certeza vai ter que escolher o que mais gosta quando for para a Chapada, a não ser que vá passar um mês por lá.

E como tem muito atrativo, fiz um post especial com dicas imperdíveis para conhecer.


Confira: Guia completo de atrações.

Dicas mais pessoais: confere as nossas 5 cachoeiras favoritas.

RESERVE AQUI A SUA VIAGEM!

(Você sabia que reservando pelos nossos links aqui do blog, você não paga nada a mais pela reserva e nós ganhamos uma pequena comissão? Isso ajuda muito a manter o blog e trazer mais conteúdo legal e gratuito! <3)


🏨 Hospedagem: Booking, AirBnb

🚘 Aluguel de Carros: Rent Cars

📮 Seguro Viagem: Real Seguros; Seguros Promo

✈️Passagens Aéreas: Passagens Promo


Que tal uma experiência de intercâmbio de trabalho? Você pode ajudar, conhecer a fundo uma nova cultura e viajar gastando bem pouco!

Temos US$ 10 doláres de desconto para você aproveitar no Worldpackers! É só usar o cupom VIAJECOMPOUCO#WP


Ainda tem dúvidas? Confira o guia do blog s2station! Tem muitas outras dicas!


Quer uma sugestão de outra Chapada para visitar? Conheça a Chapada dos Guimarães com o guia de viagem do Blog Vem que eu te conto!

Não deixem de conhecer esse lugar lindo que é a Chapada dos Veadeiros!!

E o mais importante de tudo: preservem esse presente da natureza. Recolham seus lixos e não danifiquem o meio ambiente.

Então é isso, qualquer dúvida pode ser respondida aqui nos comentários ou por e-mail!

Até a próxima!

Viaje com Pouco!


#viajecompouco #chapadadosveadeiros #guiachapadadosveadeiros #custoschapadadosveadeiros #ondeficarnachapadadosVeadeiros #cachoeirasantabarbara #cachoeiradacapivara #cachoeiradoprata #parquenacionaldachapadadosveadeiros #campingtaiua #altoparaisodegoias #saojorgegoias #cavalcantegoias #valedalua #cataratadoscouros #cachoeiraalmecegas #cachoeiraloquinhas #cachoeiradosmacaquinhos #mirantedajanela #cachoeiradoabismo #cachoeiradosegredo #jardimdovaleverde

0 visualização

© 2017 Viaje com Pouco. Todos os direitos reservados.