• Viaje com Pouco

Terra Ronca: dicas e onde se hospedar!


Olá viajantes!!

A dica de hoje é sobre o Parque Estadual Terra Ronca, localizado da região nordeste do estado do Goiás e distante 412 km de Brasília! O Parque é um dos maiores complexos de cavernas da América Latina!


Chegamos na quinta à noite do feriado de Tiradentes, 21 de abril, e preferimos nos hospedar em São João, um povoado dentro do Parque Estadual, pela facilidade de acesso às cavernas.

Contratamos um guia local (Santana: 062 99962-4859) pelo valor de 20 reais por pessoa ou 150 reais para o grupo de até 08 pessoas.

No primeiro dia visitamos as cavernas Terra Ronca 1 e Terra Ronca 2: as mais conhecidas do local e se caracterizam pelo enorme pórtico de entrada e beleza de seus salões. O passeio começa na caverna Terra Ronca 1, passando por centenas de estalactites e estalagmites, com bastante caminhada na água. Depois há uma curta trilha por uma parte externa que liga as duas cavernas e termina no incrível Salão dos Namorados, um tipo de galeria da caverna com formações imensas e lindíssimas!




No segundo dia visitamos a Caverna São Bernardo, a mais linda, na minha opinião! A caverna é ampla e a caminhada não depende de contorcionismos e passagens estreitas. Possui mais formações que a Terra Ronca e surpreende com seus salões que mais parecem cidades submersas! O passeio segue o curso do rio e a caminhada é quase toda dentro da água, mas sua variedade de estalactites, colunas, cortinas, estalagmites e travertines compensa toda a escuridão! Também não têm muitos morcegos e o teto é bem alto (não traumatiza os mais medrosos hahaha).





Na sequência do segundo dia, após a caverna São Bernado, seguimos para a cachoeira do Palmeira (entrada: 05 reais por pessoa), onde lanchamos e passamos a tarde.


No terceiro dia visitamos a caverna Angélica, uma imensa caverna com vários salões e uma extensão quilométrica! O destaque dessa é o salão dos espelhos, uma galeria escura onde parte do rio está represado e ao iluminar as formações do teto e da lateral, a imagem reflete na água gerando um efeito visual incrível! Nessa caverna também é possível realizar uma descida de rapel em seu pórtico, são aproximadamente 70 metros e custa 60 reais por pessoa.



Salão dos Espelhos


Rapel

O QUE LEVAR?

Recomendamos que leve repelentes, tênis ou sapatos de neoprene, lanches para as cavernas (os passeios costumam ser o dia todo), roupas confortáveis para caminhada (calças são ótimas escolhas), lanternas de cabeça e capacetes (consultar com o guia se há para todos do grupo)!

ONDE FICAR?

Optamos por nos hospedar em São João devido à proximidade com as cavernas. O vilarejo, apesar de pequeno, é super aconchegante e possui um céu lindo à noite!

Dentre as opções de hospedagem, o melhor custo benefício é a Pousada e Camping São Mateus!

telefone: 62 99655-9043


Os chalés cabem até 06 pessoas, são amplos, apresentam opções com ou sem ar condicionado, e o banheiro possui água quente. O preço da diária com café da manhã e 1 refeição: 110 reais sem ar e 120 reais com ar.


A área de camping é coberta com uma camada de areia, possui bastante árvores com sombra e não apresenta desníveis, sendo perfeita para armar as barracas. Além disso, existem 06 banheiros disponíveis e que são limpos diariamente! Mesmo com o camping cheio, não tivemos problemas com filas intermináveis para os banhos e sempre que chegávamos dos passeios, os banheiros estavam limpinhos! O preço da diária com café da manhã e 1 refeição: 65 reais


Além disso, como a vila não tem muita iluminação e a pousada não está localizada no centro, o céu à noite é espetacular. No sábado do feriado teve chuva de meteoros e assisti-la junto a uma fogueira foi um show à parte! (infelizmente não conseguimos registrar com fotos).


O Beto,dono da pousada, sempre faz fogueiras à noite e o pessoal das barracas se une em volta dela,fazendo da noite um evento!

A melhor parte é a estrutura de pensão que está incluída nos preços de todas as acomodações da pousada, inclusive camping! O café da manhã é completíssimo e os pães, bolos, doces e quejios são produzidos na própria pousada! Tudo fresquinho!


À noite, chegamos dos passeios mortos de fome e nos deparamos com um fartíssimo buffet de saladas, massas, carnes e sobremesa! Com certeza a melhor surpresa do dia! ahhaha Além disso, no terceiro dia, como não íamos dormir, o Beto nos ofereceu o almoço como incluso na diária (sem custos extras)! Ele e a esposa cuidam do local e da comida e são uns amores <3



AH! Para os esquecidos do nosso grupo, que não levaram lanches para o passeio, a pousada oferece a 15 reais um kit lanche para levar com sanduíche natural (pão caseiro, alface, tomate,queijo, frango, ovo e cenoura),suco de caixinha, barra de cereais e uma fruta!


Caverna Terra Ronca 1

Com certeza um passeio imperdível!

E aí, vamos viajar?

Partiu Terra Ronca- GO!

#viajecompouco

#viajecompouco #terraronca #cavernas #goias

4,159 visualizações

© 2017 Viaje com Pouco. Todos os direitos reservados.