• Viaje com Pouco

Pedra da Gávea - Rio de Janeiro


Olá viajantes!!!

Nesse post falaremos sobre a trilha mais difícil do Rio de Janeiro, a da Pedra da Gávea!!


O acesso à trilha é pela estrada do Sorimã, em São Conrado, e a guarita de entrada é dentro de um condomínio. A entrada é permitida entre 8 e 15 horas, mas muita gente (como nós) encara a subida à noite. Nela é preciso assinar um termo de responsabilidade pela sua segurança.


A trilha é considerada difícil porque são 2.500 metros de caminhada íngreme, além de uma parede de escalada de aproximadamente 40 metros (a famosa Carrasqueira), para alcançar o pico a 850 metros de altitude - um dos mais altos da cidade. São, mais ou menos, 3 - 4 horas de subida em ritmo normal de caminhada, fora a descida. Por isso, é importante estar calçando tênis, levar protetor solar, bastante água (recomendamos no mínimo 2 litros de água por pessoa) e lanches leves, como frutas e sanduíches.

Apesar de ser difícil, é possível fazer a trilha sozinha, inclusive a parte da escalada, já que tem uma fenda que facilita a subida e descida sem equipamentos de escalada. No local também há um rapaz que realiza subidas e descidas com equipamento cobrando 30 reais por trecho. Maaaas, para quem não se sentir segura de subir sem instrução, recomendamos o guia Leandro Schepiura (telefone: 021 966799056), que nos auxiliou na descida de rapel na parte da Carrasqueira e foi super necessário porque estávamos com mochilas grandes e pesadas.


Como nosso objetivo era assistir ao nascer do sol e a ideia de vê-lo lá de cima só veio à noite, resolvemos subir assim mesmo e valeu super a pena! Com certeza o nascer do sol mais lindo que já vi! Pra quem não se animar de subir de madrugada, recomendo que suba a tarde e aproveite para também ver o por do sol e passar a noite. Para o pernoite sugiro que leve um cobertor quentinho, casaco e roupas abrigadas, além de lanches e bebidas quentes!


Nós não sabíamos, mas é terminantemente proibido acampar em cima da Pedra e conto o motivo: Assim que amanhece o vento fica fortíssimo e quase levou nossa barraca, comigo dentro, pedra abaixo. É super perigoso! Sacos de dormir/cobertores são suficientes ;)





E aí, vamos encarar a vista mais bonita do Rio de Janeiro?!

Até a próxima!

#viajecompouco

#riodejaneiro #pedradagavea #sunrise #brasil #viajecompouco

0 visualização

© 2017 Viaje com Pouco. Todos os direitos reservados.